


¿O QUE É A PODOLOGIA?
A Podologia é uma especialidade integrada nas ciências da saúde que se dedica ao estudo, diagnóstico e terapêutica do pé e membro inferior. A sua intervenção abrange situações patológicas muito variadas que vão desde simples lesões queratósicas (calos e calosidades), muitas vezes consequência de alterações no apoio do pé, infecções dérmicas (verrugas, micoses da pele e unhas), até situações muito mais complexas como o conhecido “pé de risco”/ "pé diabetico", consequência de patologias sistémicas, como a diabetes mellitus, alterações cardiovasculares, ou neurológicas (como a chamada “doença dos pezinhos”).
A multidisciplinaridade e o trabalho em equipa tem proporcionado à Podologia trabalhar com diversas especialidades médicas, complementando diagnósticos e tratamentos.
A palavra Podologia deriva do grego: “podo” significa pé e “logos” significa tratado. Assim, podemos definir Podologia como “estudo e tratamento dos pés”
Porque é tão importante estudar os pés?
Os pés são o único ponto básico do aparelho locomotor, que assegura a posição erguida (bípede), intervindo nesta função os músculos que actuam sobre a cabeça e tronco, as ancas e as pernas. Qualquer alteração da dita posição significa a afectação de todos os elementos que contribuem para adinâmica do corpo.
Daqui se conclui que o estudo do pé não pode ser isolado do restante aparelho locomotor; como estrutura complexa que é, necessita do suporte, apoio e interacção de ciências distintas que complementam esta formação integrada.
Os pés são também a base de sustentação do organismo humano, são eles que suportam o peso do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão. Além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste.
Por exemplo, os pés de uma pessoa de 70 anos fizeram um percurso equivalente a 3 vezes a volta ao mundo!